quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Qual o diferencial da Google?

(escritório novo da Google Brasil, fonte: Tecmundo/Google)

Qual o diferencial da Google?

Uma empresa para emplacar em pouco tempo precisa de uma bela estratégia, não é verdade? A Google conseguiu fazer isso. Mas como? Vejamos um pouco dela.

Um serviço apenas de busca

Enquanto outras concorrentes investiam em propaganda a Google se concentrou em tornar a busca o principal do site. Outros acreditavam que não seria possível lucrar com apenas busca, de forma que se concentravam em colocar dezenas de banners e propagandas.

  Quando foi exigido pelos seus investidores que o Google deveria ganhar dinheiro, eles não queriam que fosse através da publicidade como dos outros sites. Foi aí que o Google percebeu que a pessoa quando faz alguma busca, ela se interessa naquele assunto e pode também, querer comprar conteúdos referentes àquele assunto.

Assim surgiu o Adwords, um serviço de publicidade que só seriam mostrados aos usuários o que eles estavam pesquisando. O Google foi o única quo enxergou que a busca era rentável e que a publicidade teria de estar vinculada nas buscas.

Outra forma que a Google usou para emplacar foi a pesquisa por Palavra-Chave.
Foi assim que umas das maiores empresas do mundo foi criada. Óbvio que os estudantes de Stanford não imaginariam que sua brincadeira de pontuar as relevâncias dos sites através de indicações de outros sites os levaria a ter uma empresa tão lucrativa.
Mesmo assim a Google conseguiu que o índice da busca também poderia ser uma das formas de pesquisa de mercado mais eficazes do mundo. Pois entenderam que as pessoas pesquisavam o que lhes interessavam, logo quando alguma palavra-chave em si aumentava o índice de busca, significava que a sociedade estava mais interessada em assuntos relacionados dessa palavra-chave em si do que em outra que fosse menos buscada.
Cresceu e evoluiu
Hoje a Google é uma das maiores e mais valorizadas empresas do mundo, tendo dezenas de divisões menores, que fazem com que ela seja referencia em internet, aplicações, dispositivos móveis (os famosos smartphones Android), entre outros.
Além disso ela sempre está tentando inovar com novas tecnologias e designs para serem usadas no dia-a-dia das pessoas.
Podemos concluir assim que nem sempre é necessário se empenhar em dinheiro de forma direta para crescer, mas devemos inovar na forma de fazer isso.